Botuporã-BA: Prefeito Edimilson Saraiva retira homenagem ao Sr. Alípio Queiroz Marques, primeiro prefeito do município

Botuporã-BA: Prefeito Edimilson Saraiva retira homenagem ao Sr. Alípio Queiroz Marques, primeiro prefeito do município

O Sr. Alípio Queiroz Marques, primeiro prefeito e figura importante da história do município de Botuporã, pode ter sido esquecido pelo Decreto Municipal de nº 214/2021.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE BOTUPORÃ:

Segundo informações encontradas nos registros históricos, do povoado de Pajeú veio o Sr. Alípio Queiroz Marques, que se estabeleceu no lugar e se elegeu vereador para a Câmara de Macaúbas, município ao qual Botuporã pertencia. Botuporã desenvolvia, então o Sr. Alípio Queiroz Marques e um grupo de homens de bem, entre eles Joaquim Mendonça, João Nunes, Brasilino Marques França, Joaquim de Oliveira, Jairo Arlego entre outros, esboçaram um movimento emancipacionista que teve sucesso, apesar de forte restrição de Macaúbas que não concordava em perder seu distrito mais importante depois da sede.

Na manhã de 22 de março de 1962, o então Governador Juracy Monte Negro Magalhães, sancionava a Lei de 1947, criando o município de Botuporã. As eleições foram marcadas para o dia 15 de novembro. Candidatando pela UDN o líder Sr. Alípio Queiroz Marques e pelo PSD o Sr. Osvaldo Marques. Após a apuração o povo botuporãense elegeu o seu primeiro prefeito, aquele que empunhou a bandeira emancipacionista, Alípio Queiroz Marques, que venceu as eleições com 312 votos de frente; sendo assim consolidada a emancipação. A posse ocorreu no dia 7 de abril de 1963.

Veja mais no site da Câmara de Vereadores de Botuporã: CLIQUE AQUI

DECISÃO:

O prefeito de Botuporã Edimilson Antonio Saraiva, assinou na última quinta-feira (30), um Decreto Municipal de nº 214/2021, de 30 de dezembro de 2021, onde alterou a denominação do Hospital Municipal Alípio Marques, passando a denominar-se de Hospital Municipal de Botuporã, com endereço na Rua Dom Pedro II, nº 52, Centro de Botuporã-BA. 

A decisão do prefeito  também  alterou todos os dispositivos do Decreto Municipal nº 017/2018, de 07 de março de 2018, que dispõe sobre a criação do Hospital Municipal Alípio Marques, assinado e publicado pelo ex-prefeito Otaviano Joaquim Filho no ano de 2018. A medida causou desconforto em parte da população botuporãense, pois pode ter passado uma borracha na história de um dos  maiores benfeitores e primeiro prefeito do  município de Botuporã.

Por: Dylson Neves

VEJA MAIS…

DECRETO MUNICIPAL 017/2018

DECRETO MUNICIPAL Nº 214/2021

POSSE DO PRIMEIRO PREFEITO DE BOTUPORÃ

Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas.

Deixe um comentário